PROJETO ATUAL

UniverFado

Fado visual e  com sentimento.





Depois de “Fado Enllà” era inevitável dar um passo à frente na procura de uma maneira própria de entender e vivenciar a música, o Fado. Aprofundar em novas formas de criatividade e autoconhecimento através de outras expressões artísticas, como o design trabalhado com um objetivo de exploração e não estético. Assim, quase sem querer cheguei à composição.

Se compreender o Fado, se o interiorizo, será preciso que surja como algo novo. Um Fado que cresce da própria bagagem e da maneira de perceber o mundo. Uma estrutura simples de acordes e melodia que expressa e traduz o que eu poderia achar meu Fado, o nosso Fado.

E digo em plural porque neste projeto que apresentaremos brevemente este ano 2015, não haveria sido possível sem a contribuição de Pancho Marrodán. Ele redefine, amplia, corrige, e põe a sua marca em um novo repertório formado por um 45% de composição própria e um 55% de versões estudadas e arranjadas para que sejam consideradas como o nosso Fado.
Também neste 2015, junta-se a nós uma violinista cinco estrelas. Mariona Montagut soma uma nova sonoridade ao conjunto, enriquece-o e ajuda-nos com a exploração de novos caminhos.

O Fado, estilo que junta influências de origens diversas, que cresce em um contexto social e cultural, mas que consegue chegar a todo lado. Sentido como um tesouro que és preciso conservar e potenciar nas mais diversas direções para que mantenha a sua força e valia.

Apresentamos Univerfado: fado de bagagens, influências, histórias e novos caminhos de exploração através das artes.

Este projecto, portanto, consiste em:

Piano: Pancho Marrodán.
Violino: Mariona Montagut.
Voz: Carolina Blàvia.


Carolina Blàvia


Carolina Blàvia começou a estudar teoria musical e piano com Maria Alba Farrús (1983-1989). Estudou música moderna (piano e canto) no "Taller de Musics" em Lleida (1998-2004).
Participou como aluna no 1º Seminário de Jazz de Zarautz e passou vários anos EM “ensembles” de jazz no Taller de Musics de Lleida.

Trabalhou como professora de música na escola “Anunciata” de Lleida e coordenou diversos workshops de voz. Como intérprete fez  parte do grupo de pop-rock "Blue experience" (2001-2003) e, até 2010, foi a voz do grupo “EnFado”. Actualmente tem um novo projeto sobre fado como solista, onde é acompanhada pelos músicos Mariona Montagut (violino) e Pancho Marrodán (piano).




 Francisco Marrodán 

Francisco Marrodán (Pancho), completou o grau médio de piano clássico (1972-1982) e, mais tarde, estudou música moderna no “Taller de Música de Barcelona”. Obtém o título de ensino superior especializado em jazz no SMUC (Escola de Música de Barcelona).

Tem trabalhado como professor de piano, linguagem musical e música por computador, em diferentes escolas da Catalunha (Oficina de Músicos de Barcelona, espaço musical Avignon Barcelona, ​Academia "Músics" de Lleida e, actualmente, no “Interpret”  em Lleida).

Ele trabalhou como compositor de algumas empresas em teatro, TV Lleida e desenvolveu a música de vários spots comerciais e curto-metragens.

Como intérprete, participou no 1º Festival de Jazz, com a formação Benidorm "Elefunk". Actuou com diversos grupos musicais como "Balão Bad", "Traffic", The Big Band música espaço Avignon, Magic 60, Miguel Planas, Masiel, Moncho (boleros), David Civera, Máquina de Hot balanço, Carlos Juste-Lo Beethoven, Power E Marti Mari Quartet, entre outros.



Mariona Montagut


Mariona Montagut comença muito nova os seus estudos musicais. Aos seus 20 anos tem o Grau profissional, especialidade em Violino e, atualmente, está a tirar o 1º ano do Grau Superior no Conservatório do Liceo de Barcelona especialidade em Interpretação de violino por de Gisela Curtolo.
Também tem o Grau inicial de piano e estudos elementares de guitarra. Tem participado no Orfeó Lleidatà por 14 anos estudando canto coral e orquestra. Esta formação mais o Post-grau de violino -Consevatório Municipal de Lleida (2013-2014) com Joan Sancho- completam a sua excelente formação musical.

No ano 2013 recebe o Prémio Extraordinário de Grau Profissional na especialidade de violino. Desde muito nova tem participado em diferentes projetos da cidade, Lleida, e por toda Catalunha: XI Curso Internacional de “Música Pirineos Classic”, Participação na Academia da "Orquestra Julià Carbonell" (2015), Participação nos 65º, 66º y 67º Encuentros de "la Jonc", Membro do quarteto de música clássica "Dream s Quartet" e Membro da "Jove Orquestra de ponent" de entre outros.