terça-feira, 24 de abril de 2012

Música visual


Ao usar uma nova técnica: trabalho intermodal (música visual),  tanto no aspecto vocal como no musical, deve-se observar as sensações provocadas pela música e também os desenhos que se suscitam, assim como o que está acontecendo enquanto se começa a desenhar.
Neste caso, eu escolhi uma gravação ao vivo da actuação que fizemos a 21 de Janeiro no Café del Teatre de Lleida.
Fado Campo Grande. Uma versão muito bonita preparada por   Miquel Hortigüela e  Pancho Marrodan.

Durante a preparação do desenho e também quando eu terminei,  analisei o que veio à minha mente e que relação isso tinha com o que eu estava ouvindo.
O resultado foi o seguinte:

Fado Campo Grande by Carolina Blàvia
A procura dos detalhes
Zoom
Pesquisar novos elementos, não elementos que se repetem em outras músicas. A observação da vida própia da música.
Eu percebo o mais rígido. Aquilo que sinto que não deixa a música respirar. A voz está fixada no ritmo e gostaria de trabalhar para libertá-la mesmo apesar do ritmo que, claro, deve existir.
Variável contenção dinâmica, entre a contenção e o “deixar ir” da voz.
Eu vejo riqueza melódica e harmônica ao redor do padrão rítmico. Tudo flui melhor com o desenvolvimento da canção.
Há uma melhoria contínua conforme a canção cresce.
Quando todo o trabalho envolve tudo, é mais leve e forte ao mesmo tempo. Decido trabalhar neste direcção:

Novos elementos. Não repete, sem estereótipos.
Bom ajuste entre os participantes.
Relaxamento na expressão. A pròpria e a do conjunto.

Espero que gostem!

Carolina Blàvia

Carolina Blàvia

Sem comentários:

Enviar um comentário