sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Agradecimento e pequena reflexão ... em jeiito de proposta ...


Domingo à tarde, descansando em casa, em silêncio ... amanhã volta ao trabalho ... Mas este fim de semana trabalhei... Ainda a sensação agradável.

Eu sinto que foi equilibrado o custo e o esforço com o que obtive ...

É cada vez mais comum ver "posts" no Facebook e outros sites sobre o desconforto que causa aos músicos ser convidados para tocar em troca de aplausos ... no melhor dos casos, porque às vezes temos de ouvir que fazem o favor de deixar-nos actuar… Por que é um ensaio em público  ...  ainda  lhes deves um favor ...

Vou fazer uma reflexão, suponho que obvia: Há geralmente por detrás de um músico muitos anos de estudos. Sem mencionar os gastos no instrumento, actualizações em novas tecnologias, horas de ensaios, manter o local de trabalho ... e uma lista de despesas que  podem imaginar ... Tocar gratuitamente? Não parece justo.

Mas também é verdade que, às vezes, pequenas empresas privadas (principalmente da restauração) querem promover a cultura. Aquela cultura que não se sustenta numa indústria de grande formato televisivo. Aquela que sai da excitação, entusiasmo e talento de cada um dos músicos. Fica claro que estas pequenas empresas também têm de pagar o imposto, sua receita é irregular e, provavelmente, se estivéssemos no lugar deles poderiamos compreender as dificuldades que têm.

Parece-me que chegou o momento da imaginação. E para o esforço também… tempo para pôr-mos na pele dos outros. Temos de encontrar novas maneiras.

Este fim de semana fomos ao Pallars Jussa (região do Pirineo català).

Duas empresas da restauração tiveram uma ideia: reúnir-se para oferecer aos músicos duas actuações. Assim podem oferecer cualquier coisa digna e que fica bem para as duas partes.

Uma boa idéia ... tambem,  publicaram cartazes e fizeram publicidade. A rede de televisão local veio para gravar um dos concertos ... Vou publica-lo no meu blog quando estover na net (eu aviso-vos).

Eu acho que possivelmente em muitas outras áreas da nossa terra poderiam ocorrer  situações semelhantes ... no entanto, envolve algum trabalho: a coordenação entre os comércios, garantindo uma boa distribuição de cartazes e publicidade nos jornais e outros medios… combinar as datas com os músicos ... mas acho que o resultado pode ser o ideal: bom para a cultura, bom para os restaurantes / turismo, bom para os músicos ... talvez haja mais empresas que gostaríam de participar. Vou incentiva-las com a idea?

Aproveito esta oportunidade para agradecer ao “camping Senterada” e a “Fonda Can Farsèsia”  este fim de semana. Trabalho e descanso! Espero que muitos outros queiram seguir o exemplo!

Mmm ... Fotos não fizemos muitas, mas deixo aquí uma amostra como testemunho!


Sem comentários:

Enviar um comentário